sábado, 30 de outubro de 2010

Postado por Shérida Pacheco - Pará

Um ótimo texto para o fim de semana...

O texto que segue abaixo foi escrito para uma formatura da FAAP, por Nizan Guanaes, que foi o paraninfo da turma. Olhe só o que este publicitário escreveu! Deve ser por isso que é um dos melhores redatores do mundo e dono da DM9 (aquela que criou os bichinhos da Parmalat). 

'Dizem que conselho só se dá a quem pede. 
E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho licença para dar alguns. 
Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja aqui vão alguns, que julgo valiosos. 

Meu primeiro conselho: 

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. 
Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. 
Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. 
Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. 
Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. 
Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. 
Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. 
E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham, porque são incapazes de sonhar. 
E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. 

A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. 

O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: 
- 'Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo. ' 
E ela respondeu:

- 'Eu também não' 

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. 
Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna. 

Meu segundo conselho: 

Pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. 
Afinal , é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. 
O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. 
Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chegam a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu. 

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: 

'Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito'. 
É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: 
Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito, ou seja, é preferível o erro à omissão, o fracasso ao tédio, o escândalo ao vazio . 
Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. 
Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. 

Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. 
Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido, tendo consciência de que cada homem foi feito para fazer história. 
Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. 
Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar, sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. 

Não use Rider, não dê férias a seus pés. 
Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: 'eu não disse!', 'eu sabia!'. 

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. 

Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. 
Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. 
Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. 

Eu digo : trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio (que é a morada do demônio) e constrói prodígios. 

O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito o que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses, que trabalham de sol a sol, construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta. 

Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho. 

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo (que é mesmo o senhor da razão) vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. 

E isso se chama SUCESSO.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Boca saudável, corpo são e mente..... ATM, Muito Prazer!

Já ouviu falar em DTM? Essa sigla, que tende a se tornar cada vez mais popular, remete a uma desordem na articulação ou nos múrculos que permitem abrir e fechar a boca. Agora, uma seleção de exames e novo tratamentos prometem silenciá-la mais cedo.

Especula-se que 6 milhões de brasileiros convivam com uma disfunção temporomandibular. Muitas vezes, o diagnóstico só acontece quatro anos após o aparecimento dos primeiros sintomas.













ATM - Articulação temporomandibular mora logo à frente da nossa orelha e tem a missão de conectar o crânio ao osso da mandíbula.
Ela aloja um disco que alivia o impacto na hora da movimentação. A ATM coordena a abertura e o fechamento da boca, permitindo que a gente converse e mastigue os alimentos.

Consulte especialistas da área - que possuem cursos e são capacitados para realizar o modelamento da placa e a correção da disfunção.


Dra. Elenise Dorilêo - Consultório 3322 9996

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hoje é dia de agradecer

"Maria, passa na frente e vai abrindo caminhos.
Abrindo portas e portões, casas e corações.
A Mãe indo na frente, os filhos estão protegidos
e seguem seus passos..."
(Fonte: Jair e Maria Iraci)

Em momentos de alegrias comemoramos, em momentos de agonia e sofrimento oramos, rezamos ou pedimos...

Quando a vida passa e só comemoramos e pedimos, fica um espaço vago no Céu, pedindo para ser preenchido, pedindo e aclamado para ser lembrado...
Pedir a Deus nosso Pai é comum, Pedir ao Filho de Deus, também nosso Pai, idem...
Aclamar a Virgem nossa Santa Virgem Maria é um fato reconhecido por todos os tipos de Religiões e Credos, o Sagrado existe, o pedido existe...

A gratidão?

Pense! Reflita! Faz bem para saúde agradecer...

Hoje é dia de agradecer!

Agradecer a Deus todo poderoso e todos os Santos para nossa Glória...
Agradecer ao Pai, a Filho, ao Espirito Santo e não parar no Amém...
Agradecer as Virgens, as Marias, Mães dos nossos protetores...

Agradecer, Agradecer...

Agradecer aos meus Filhos que Deus e a Virgem Maria tão sabiamente nos encaminhou. Dudi, Ana Luiza e Isabela, três vidas do meu viver, três amores, razões, alegria, esperaça, infinito do meu coração....Mamãe os ama............

A minha emorme família, Borges, Braga e Barcelos... Keydson, nossos filhos são lindos, seja muito feliz e obrigada por essa grande parceria para podermos educar, criar, amar....

Ao Padre Orozimbo, a Igreja Nossa Senhora da Guia (minha adolescencia foi alí) Capela São Benedito e todos os Santuários. Há O Santuário de Aparecida São Paulo (sonho realidado pedido atendido e muito agradecido). Trindade em Goiás e todos os templos sagrados que nos transmite mensagens de otimismo e paz.

Fer, minha eterna cópia, somos muito iguais até no nome. Você sabe que esse agradecimento é direcionado a você, força, você é forte...

Fernanda - indica ousadia, única, batalhadora,  incansável, que leva até o fim tudo que começa e sempre consegue resultados positivos ou satisfatórios. Sabe ouvir, mas precisa que pesam para parar de falar. Romântica, símpática, quer atenção sem chamar atenção, sucesso, CRIANÇA moleca (no ser, no estar e em ver uma criança)...
No negativo? Vixi, nem é tão feio assim, mandona (mas para o bem), egoista em centralizar tudo, querer resolver tudo, em todos os lugares, para todas as pessoas. Preocupa com todos e mem sempre com sim.
Nos momentos de fraqueza, existe uma força que remove, que resolve e depois se tranquiliza como a nascente de um rio limpido que reza para não encontrar os males da natureza...
Fernandas - de numerologia 9, o mundo nos impõe missões e a vida apenas soluções...
Fernandas - Mulheres, Fernandas em todo o mundo... Revela como pensa, sente como age, deseja com a alma e para nunca terminar desabrocha ao florecer.

A Flor-de-lis Léo (o forte)... Meu grande amigo: - Ofereça ela a todas as Fernandas e não se esqueça das Cristinas, Elzas, Marias, Shéridas, Sebastianas, Shirleys, Suelis, Tânias, Ursolas, Nazarés, Vânias, Bias, Marilús, Rosanas, Lús, Vlavianas, Vanessas, Patrícias, Maras, Mácias, Angélicas, Oscarlinas, Veras, Claras, Silvias, Clarices, Sandras, Darcis, Geraldas, Kátias, Kênias, Suelens, Cecílias, Carlimaeves, Pietras, Oenes, Giseles, Jéssicas, Eucrenias, Gislaines, Aniele, Anas (todas), Luzias, Zildas, Elianes, Léias, Mari(s)Mácias, Faylas, Polianas, Julianas, Sônias, Roses, Rafaelas, Larissas, Juracis, Onórias, Odilias, Antônias, Iedas, Margaridas, Medeires, Hellens ou Elens, Marcielles, Olgas, Pricilas, Francielis, Neias, Keylas, Danielles, Carol(s), Julietas... Muleres infinitas que assim como Fernandas,  iluminadas, lindas, lis...

Os amigos homens, não podemos esquecer só podemos agradecer, Osvaldos, Eduardos, Keydson(s)Luiz(s) (com s ou z), Márcios, Fábios, Edimares, Edinilson, Léos, Renatos, Rafael(s), Adalbertos, Charles, Crispim(s), Leon (s), Marcos, Claudios, Julios, Mauros, Sívios (os Esgalhas) Robertos, Ambrolinos, Loriaval(s), Freds, João(s), Moacir(s), Haruki(s), Cássios, Miguel (Deus te ilumine pelo que fez ao meu filho), Alex(s), Demian(s), Beneditos, Aleixo(s), Rodrigos, Adecil(s), Albino(s), Pércios, Sebastiões, Péricles, Emamueis, Enzos, Luca(s), Murilos, Kleber(s) Emersoms, Franciscos,Frabricios, Guilhermes, Brunos, Pedros, Chartos, Sérgios (os Mainines - nossa! meu eterno e fiel agradecimento), aos homens do Arrasta Bebum (* e as mulheres também- tive que abrir esse espaço...)Romeus....Que são mestres de cerimônia e encantamentos...

Aos nossos Santos, Anjos e Arcajos, suas bençãos...Que soem todos os sinos e notas musicais, que abram todas as fores e surjam os arco-ires. O nosso mundo é belo, a obra de Deus é fácil de compreender, talvez não tão fácil de manter, mas ao anoitecer de cada dia é só agradecer.

A todos, meus filhos, familiares, parentes, velhos amigos, novos amigos, velhos vizinhos, novos vizinhos, ao meus parceiros de trabalho na nossa empresa que nos da o pão de cada dia, as velas parcerias empresariais e as novas, a toda área da saúde (que mesmo tendo o lado ruim da doença é lindo quando se salva uma vida, se cura um paciênte), a todos vocês que direto ou indiretamente fazem parte da minha vida e formam essa grande corrente de pessoas que possuem o dom da maior criação de DEUS=VIDA.
                                                                                     (Texto: Fernanda Borges Braga Barcelos)
Ps. Pulem os erros (rs)

Para quem não teve oportunidade de ver o Bom Dia Brasil de Hoje

Edição do dia 21/10/2010
21/10/2010 06h33 - Atualizado em 21/10/2010 06h41

Aprenda os tipos de pisada e saiba como comprar tênis ideal para corrida

Não tente adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada.

Aprenda a comprar o tênis ideal para corridaAprenda a comprar o tênis ideal para corrida
Para quem quer começar a correr, a escolha do tênis é fundamental. Antes de comprar um modelo, o ideal, para evitar lesões, é fazer o teste da pisada, disponível em muitas lojas que vendem artigos esportivos. Não tente adivinhar por conta própria, olhando a sola do tênis, por exemplo. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada.
Os três tipo de pisadas existem são: supinada, neutra e pronada. Os atletas que possuem pisada supinada são chamados de supinadores. A característica básica dessa pisada é que ela começa na borda externa do calcanhar e continua nessa linha, aumentando o impacto entre as articulações.
A pisada neutra é aquela que começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. Uma das características é a planta do pé, que apresenta um arco que vai até a linha média da base do pé. Geralmente quem tem o arco do pé normal apresenta pisada neutra.
Os pronadores iniciam a pisada com a parte externa do calcanhar e continuam rolando o pé excessivamente para dentro. Os casos de pronação costumam ser mais frequente entre as mulheres, devido à anatomia preparada para a gravidez e o parto.
A escolha do tênis errado pode não proteger a área do pé que mais sofre o impacto. Um tênis pronado tem mais amortecimento na parte interna, o supinado na parte externa e o neutro não precisa de um sistema de amortecimento tão complexo, pois não precisa corrigir a pisada, já que esta é considerada a melhor para corridas.
saiba mais
  • Exame analisa pisada e ajuda a evitar problemas de saúde
  • Aprenda a fazer o teste da pisada
  • Saiba escolher o tênis adequado para corrida
  • Brasileiros se dedicam à corrida vertical, subindo degraus de escada
 
Comentários importantes: Por Fernanda Braga

Como todos sabem, tenho problemas ortopédicos e a região do joelho no meu caso é o local do meu corpo mais afetada.
Depois da ultima cirurgia em conversa com o meu fisioterapeuta (João Francisco da Clinica Genus Life Center - confira o blog http://www.joaofisioesporte.blogspot.com saiba mais sobre fisioterapia esportiva aqui em Cuiabá), informei a necessidade que tinha de encontrar um tipo de atividade física que não me prejudica-se, então passamos a trabalhar a fisioterapia com um formato um pouco diferenciado, com exercícios físicos e até aeróbicos que não influencia muito na minha saúde.
Antes de começar esse novo tipo de atividade ele me sugeriu a mudança do tênis que usava na época e me orientou a fazer o teste da pisada (em Cuiabá ainda não pesquisei se existe - mas vou procurar saber),  estava indo para Goiânia e São Paulo na época,  disse que faria o teste em um dos lugares.  
Olha que história interessante que comprova a excelente reportagem da repórter Renata Capuci:
Não tive tempo de olhar em São Paulo, então fui procurar em Goiânia. Descobri uma coisa importante, as lojas especializadas em tênis até investiram no equipamento a um tempo atrás, mas não tiveram muita procura, na realidade como profissional de comunicação acredito que não souberam trabalhar essa novidade no mercado.
Quando cheguei à maior rede de lojas de Goiás em busca do teste, fui informada que eles faziam mais que não tinham mais a disponibilidade na loja porque não existia procura. Isso aconteceu nas outras também. Percebi a grande falta de visão de mercado. Bastava empresas que possuíram o equipamento ter uma assessoria de marketing que realize um trabalho diretamente com médicos ortopedista, fisioterapeutas, clubes esportivos etc... Existe uma infinidade de possibilidades e que podem ter um custo de implantação baixo.
Mas voltando ao tênis, em todas as lojas os vendedores estavam "treinados"em avaliar a sola do sapato do comprador que procurava pelo teste da pisada, ou seja, pessoas totalmente sem informação "profissional"para esse tipo de função estão realizando "consultas"e vendendo tênis para finalidades esportivas etc., baseado em uma simples sola de sapato (tenho que ser sincera, eu também caí nessa).
Somente hoje com a reportagem esclarecedora do Bom Dia Brasil, percebi que cai no famoso conto do vigário, na realidade ainda posso dar um crédito para o vendedor, ele teve paciência para escutar minha história e saber que a minha finalidade era proteger o joelho de ter mais problemas.
Então,  me informou que existiam dois modelos de tênis na loja com o selo de aprovação da Associação de Ortopedista, pedi para ver e constatei que realmente tinha o selo na caixa e quando calcei senti logo a diferença dos outros tênis que já possuí. Resolvi anotar o nome da loja e do vendedor e prometi voltar nem que fosse para dizer que tinha conseguido fazer o teste de pisada e encontrado o produto que queria. Como não obtive sucesso em mais nem uma loja e tinha prometido voltar, optei por comprar o tênis que possuía o selo. A marca desse tênis é Oasics, ele me custou á vista R$ 499,00.
Voltando para Cuiabá e reiniciando a fisioterapia, percebo depois da reportagem de hoje que tive sorte, tem dois meses que estou utilizando o tênis nas atividades, realmente é muito melhor que os outros (quero deixar claro: para o meu caso).
Hoje aprendi mais uma lição relacionada à área da saúde, na realidade só comprovei na prática uma teoria e vou utilizar um ditado bem popular para expressar: - "Cada Macaco no seu galho".
Uso muito esse ditado no meu dia a dia, as pessoas possuem o dom de se meterem em profissões ou atividades que não são totalmente do seu conhecimento.
Sou profissional de comunicação, para me ajudar em relação ao meus problemas de saúde, optei por  estudar um pouco sobre meus problemas, me aventurei e descobrir um pouco mais sobre a fantástica área médica e marketing direcionado ao assunto, por esse motivo também, fiz vários vídeos de dicas de saúde em parceria com a Clinica Genus que me dá suporte médico em Cuiabá. São mais de dez vídeos com informações simples direcionadas aos pacientes que aguardam para serem atendidos nas recepções da clinica e fazem a diferença para quem é leigo, com linguagem simples de fácil compreensão sem muitos termos técnicos, com imagens ilustrativas e até diversão.

OBS.Estou aprendendo a lidar com meu blog, mas garanto que quando souber acrescentar esses vídeos ou colocá-los no you tube para fazer um link, começo a postar para que vejam.
Se servir vai mais uma boa lição, aqui vai uma bem pessoal, meu maior ponto franco é justamente a parte de execução de serviços quando dependo da informática, é tudo muito louco nesse setor, todos os minutos surgem programas novos, "N"coisas novas para nos comunicarmos via net, então acredito que até para quem é especialista (conheço um monte) eles também precisam de um tempo para se adaptar aquela novidade, tanto é que para desenvolver um produto tecnológico, em muitos casos leva-se anos, então volto a repetir: - "Cada macaco no seu galho". Respeitem seu corpo e a sua saúde, é a única coisa que realmente podemos provar que são nossos o resto é tudo e muita das vezes nada, porque quando não cuidamos do nosso corpo em geral (com responsabilidade e respeito a nós mesmos) podemos perder a única coisa que realmente possuímos em questões de segundo, por que sem querer ser muito dura.-A morte não bate na nossa porta avisando que vai chegar...


Confiram a matéria da Rede Globo, Vale a pena ver e ver de novo.

Importante: Os endereços patrocinados são links do site.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PRP: Técnica inovadora que mudou muito a minha vida. Saiba um pouco sobre ela.




O PRP (Plasma Rico em Plaqueta) é um novo procedimento médico, baseado em muitos estudos e em uma idéia inovadora:  após lesões de pacientes (principalmente em atletas porque utilizam mais da técnica), é injetada na lesão uma concentração de células reparadoras que são originadas do próprio sangue do paciente. Esse concentrado é formado por uma grande quantidade de plaquetas (esse é o motivo da origem do nome). Publicações atuais informam que a injeção local do concentrado contém substâncias que ajudam e estimulam a reparação de tecidos ajudando na cicatrização e crescimento celular, acelera a recuperação de diversos problemas como distensões musculares, lesões de ligamentos, tendinites e inflamações nas partes moles (lugares sem osso ou cartilagem, os músculos, por exemplo).
O efeito do procedimento passa por variações conforme o tipo de lesão,  características físicas e climáticas do paciente e está em estudos, a informação boa é que como o PRP é produzido a partir do sangue do próprio indivíduo, o tratamento praticamente não possui riscos, inclusive o de reação alérgica, mas mesmo assim, antes da realização do procedimento é necessária avaliação criteriosa de médicos especializados porque existe uma variação de aplicações  que podem influenciar no sucesso do tratamento. Estudos publicados em jornais especializados na área como o “The Jounal of American Medical Association”, divulgam os pontos positivos e negativos do procedimento, concluem que as aplicações podem ser eficientes em cicatrizações de algumas lesões, mas ressaltam que para lesões em Tendão calcâneo degenerado o procedimento pode ser menos satisfatório.
Como tudo que é novo, demora para ser adotado. O procedimento ainda não é credenciado pelos planos de saúde e muito menos pelos órgão governamentais, existe a necessidade de documentações e maior utilização da técnica. Mesmo sendo divulgado pela mídia em geral, principalmente quando o procedimento é realizado em grandes atletas ainda existe muita discussão relacionada a essa aprovação e a comprovação do método. (OBS.pesquisem mais com profissionais e publicações)

Depoimento pessoal sobre o tema
Resolvi escrever sobre esse assunto porque esse procedimento foi fundamental para minha reabilitação. Comecei a contar um pouco do que venho enfrentando nos ultimos 24 anos (relacionado a minha saúde e principalmente qualidade de vida). Não lembro se cheguei a comentar, mas tenho 12 cirurgias somente em um joelho, (mais 04 em outras articulações).
A qualidade de atendimento em saúde caiu tanto (principalmente quando é por convenio ou pela rede publica) que nem sempre saimos do consultório convencidos de que aquele diagnóstico é certo. O maior problema, é que a grande maioria das pessoas que procuram por atendimento médico possuem outras profissões, portanto são leigos no assunto (nem vou questionar o fato de terem condições financeiras ou não, sabemos bem a realidade do nosso Brasil). Então, tive que me adapitar e começar a estudar meu corpo para poder diminuir esse alto número de operações e para começar a viver melhor comigo mesma  suportando mais  as dores, diga-se de passagem nunca são entendidas pelas pessoas que estão em sua volta e para os médicos (existem exceções)  eu pessoalmente imagino que essa falta de entendimento seja ainda maior (cansei de ouvi: -“Calma, nem está doendo tanto assim”. ou –“Isso já é frescura da sua parte, controle-se”. Digo mais, pelo meu problema e o tempo que ele existe acredito  ser bem controlada.
Voltando a técnica. Faço tratamento fora de Cuiabá a mais de 10 anos, passei por não sei quantos ortopedistas (particulares, conveniados etc), fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas, fisiatras, clinicos de dor etc. Perdi a conta da quantidade de especialistas e opiniões.
A dois anos, estava em uma das minhas piores fases, aquelas que tudo doi além do joelho. Em um período muito curto tinha tido minha segunda filha, operado o ombro e a mão, e uma cirugia de refluxo (provocado por medicamentos e outros fatores) e tinha que operar um mês depois do refluxo, novamente o joelho. Foi um baque. Mas sou muito confiante e Deus sempre coloca alguém em condições piores do que eu na minha frente para fazer com que lamente ou reclame menos. Mas nessa época realmente não aguentei e entrei em depressão profunda, foi a pior época da minha vida. Agora eu procuro não lembrar, mas gosto de contar para estimular pessoas que talvez também estejam na pior época da sua vida.
Depois que saí da depressão, tive que retornar os tratamentos ortopédicos e fui informada sobre um médico atravéz de outro médico que respeito e considero muito (Dr. Haruki Matsunaga – especialista em joelho aqui em Cuiabá). Ele me disse sobre o Dr. Sérgio Mainine (doutor em ortopedia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e professor de ortopedia da Faculdade de Medicina do ABC, que atende no COE no ABC Paulista).
Como faço sempre, marquei uma consulta na esperança e na confiança em Deus, que encontraria um profissional disposto a ouvir toda a minha história com tempo, carinho e que depois tivesse dedicação. Digo isso hoje com essa enorme coragem, porque foi isso que aconteceu, (não vou relatar, caso contrário teria que fazer um livro ou no mínimo um jornal).
Ele veio para Cuiabá operar um paciente junto com o Dr. Haruki, e fez a minha também, com a finalidade de bloquear os pontos de dor através de uma cauterização e uma limpeza geral. Esperávamos uma melhora considerável  para que eu pudesse levar a vida com menos dor (pelo menos no joelho).
Quero abrir um parêntese para agradecer a família do paciente, compreenderam minha situação e aceitaram que o Dr. Sérgio realizasse meu procedimento. Tenho que dizer, hoje somos bons amigos.
O resultado do procedimento  foi satisfatório por 03 meses, depois quase enlouqueci de dor, que com o passar dos dias estavam aumentando. Mais uma vez não compreendíamos porque, os exames não justificavam. Aí decidimos (eu e o Dr. Haruki) fazer mais um procedimento cirúrgico (uma biopsia), para saber sobre um ligamento sintético que foi colocado na minha sétima cirurgia. O resultado foi o que eu imaginava há algum tempo: Estava tendo rejeição do material.
Voltei ao Dr. Sérgio, decidimos que iríamos tirar, quando estava fazendo os exames para a cirurgia descobri que estava grávida, tive que aguardar. Não foi fácil minha gestação, mas vejo minha filha linda e saudável com nove meses rindo para mim a toda hora e agradeço a Deus, ele é muito bom.
Marcamos a cirurgia para quatro meses depois do nascimento dela, no dia primeiro de maio desse ano.
Enquanto aguardava tinha uma pergunta que não saia da minha cabeça, comentei com o Dr. Haruki, iríamos tirar o ligamento, mas eu continuaria com problema de cartilagem, achava injusto fazer mais uma cirurgia e ainda ter dor e talvez instabilidade.
Em conversa entre o Dr. Haruki e o Dr. Sérgio, foi sugerido o PRP. Claro, tive que receber uma pequena explicação sobre o procedimento. Também descobri que para fazer isso teria que ir a São Paulo, aqui não tem laboratório especializado, ou teria que trazer mais um profissional junto com o médico. Fiquei sem chão, tive problemas em cirurgias anteriores quando voltava para Cuiabá em aviões (acabei perdendo as cirurgias por causa de queda nas escadas, mas é outra história). Trazer outro profissional ficaria muito mais caro do que eu podia pagar, acabamos por abandonar a idéia.
Mas a pergunta não saia da minha cabeça, passei a perguntar a amigos da área da saúde se eles conheciam a técnica (tenho que agradecer muito ao meu primo Reuder que é fisioterapeuta – ele foi decisivo na minha opção). Fui pesquisar, descobri que é muito utilizada por dentistas e que já existiam muitas pesquisas. Vi o que era positivo e o que era negativo (tomei cuidado em ver se as informações eram confiáveis), por sorte assisti uma matéria no Esporte Espetacular, me animei a pesquisar mais, resolvi mandar um e-mail ao Dr. Sérgio explicando o que eu já sabia sobre a técnica e se estava certa e se era por aquele motivo que tinha sugerido, escrevi quase um jornal como esse, minha angustia era muito grande, pois faltava menos de uma semana a cirurgia aqui em Cuiabá, a resposta dele veio rápida e para mim foi a melhor palavra que tinha lido nos últimos tempos –“SIM”. Para todas as minhas perguntas, uma única resposta, foi aí que começou a minha correria, eu  também respondi sim e completei: - Vamos fazer.
A equipe da Clinica Genus foi fantástica, a do COE também. Descobrimos um laboratório aqui que fazia o processamento do material e eu fiquei muito feliz, teria uma despesa a menos. Mas como nem tudo na vida vem do céu, tivemos um problema, a cirurgia estava marcada para primeiro de maio, (leiam a ironia do meu destino), dia do trabalhador, e no dia do trabalhador o trabalhador não pode trabalhar (me desculpem, eu também gosto de descansar às vezes, mas sempre abro exceção) e nesse caso não conseguimos essa exceção. Outro choque, outra correria. Resolvi trazer o profissional de São Paulo, na realidade a profissional, uma bióloga Dra. Jéssica (maravilhosa), ela não se opôs a nada, e fez um procedimento na noite anterior a minha cirurgia lá em São Paulo tendo que viajar na madrugada e ir direto ao hospital.
Tomamos o cuidado de remarcar o horário, para que ela tivesse um pouco mais de tempo de descansar.
Fizemos a cirurgia e o procedimento. Minha recuperação é um pouco mais lenta do que os outros casos devido ao número de vezes que fui operada no mesmo joelho. Utilizei muletas por quatro meses e estou fazendo fisioterapia, tenho flexibilidade total, ainda tenho algumas dores quando faço muita atividade durante o meu dia, mas sinto uma maior estabilidade no joelho.
Em resumo, para terminar sobre esse tema PRP, vale à pena pesquisar para quem tem problema semelhante, existe comunidades na internet que discutem sobre o assunto, muitos especialistas utilizando da técnica, mas vale novamente ressaltar: procurem profissionais capacitados, clinicas e hospital com a mesma capacitação vale a pena uma boa pesquisa quando estamos tratando da nossa saúde. Quero ressaltar também que não adianta fazer somente a técnica, o paciente tem que ter disciplina e força de vontade na recuperação.

Abraços com muita gratidão a todos que me ajudaram principalmente minha família e os médicos que mencionei e agora os fisioterapeutas.
Fernanda Braga

domingo, 17 de outubro de 2010

Esporte = saúde



Segunda Corrida do Reizinho - TVCA


Curtam as fotos da garotada se divertindo e aproveitando um domingocom muita atividade esportiva e cultural.

Foto: Fernanda Braga

Foto: Fernanda Braga
 Muita gente, muitos prêmios,
patrocinadores e entretenimento.


 
Dino City Lar e Eu

Regiane - Atendimento Comercial
TVCA

                                                                                                                                             
Primeiro ganhador - Gustavo 6 anos
Parcerias de sucesso
Leite fonte de cálcio - para saúde
alimenta e fortalece

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia das Crianças Creche Sucuri

Apoio Empresarial:
quadroaquadro filmes 3642 4201
Edifício Tom Jobim - Auréa
e Adriano - Representante Pullman e Biscoito de Polvilho Vale D`Ouro
Educare Prevenção Odontológica Infantil (Dra. Maísa Morales) 3027 5779.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Balsamos que fazem a diferença e ajudam a relaxar

Os bálsamos Ostrich foram desenvolvidos especialmente para aliviar as dores musculares e nas articulações, devido ao seu poder anti-inflamatório. Assim, diminuem possíveis edemas obtendo profunda hidratação da pele, além de serem excelentes cicatrizantes que auxiliam no tratamento de queimaduras, cortes e contusões.
Tem propriedades calmantes que aliviam casos de irritação cutânea.
100% Natural e livre de alcoól
Fragâncias de Castanha e de Guaraná

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aprendendo com a Vida

Aprendi na pós-graduação que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Hoje continuo utilizando o mesmo conceito, porém adotei mais uma frase para simplificar e utilizar    - marketing é "conquistar e manter clientes",Theodore Levitt.
Sou Fernanda Braga - Publicitária com especialização em marketing, empresária, produtora de vídeo, professora, mãe e paciente.
Esse é meu marketing pessoal, está diretamente relacionado as atividades do meu dia-a-dia.
Durante anos atuo profissionalmente como empresária, professora e produtora de vídeos. É fascinante poder tirar do papel uma idéia e transformá-la em imagens, sons e movimentos para que milhares de pessoas possam vê-las e em seguida partir para a ação proposta naquele material.
Porém, nesses mesmos anos atuo como protagonista de outra história real de difícil solução. Possuo complicações ortopédicas, que geraram dores, desconfortos, muitas idas e vidas a médicos de várias regiões do país e um número muito grande de cirurgias.
Estando dos dois lados, como paciente e comunicadora, resolvi estudar e unir o máximo de informações sobre os dois assuntos e descobri a mais de seis anos que existe o marketing médico. É o conjunto de ações e estratégias que tem por objetivo dar valor a prática médica conforme os desejos e as necessidades dos pacientes.
Então resolvi contar um pouco dessa história, que me acompanha durante 24 anos, para poder ajudar pessoas que como eu, são leigas em assuntos relacionados a área da saúde e também para orientar o profissional quanto a importância de desempenhar um relacionamento que agregue valor as necessidades de cada paciente, abordando vários temas que são destinados aos dois lados espero passar parte da minha experiência e prestar um serviço de informação ao profissional que ainda não possui conhecimento sobre as novas ferramentas desse tipo de comunicação ou conhece alguma coisa mas pretende aprimorar esses conhecimentos.

Conversa com o leitor.

Cuidado! Atividade de impacto pode provocar dores no joelho.

Resolvi fazer um blog informativo, que possa ajudar o leitor, a saber, um pouco mais sobre os progressos relacionados aos atendimentos na área da saúde.A intenção na realidade passa um pouco além da divulgação, esse blog permite a troca de informações. Comente sua história, pode fazer bem, através dela poderá descobrir que outras pessoas possuem o mesmo problema e quem sabe assim, possam responder e ajudar na solução.
Esqueci de mencionar minha idade ao perfil, mas tenho 33 anos, 03 filhos, sou formada e pós graduada, professora de faculdade, empresária (sócia de uma produtora de vídeos) e especialista em marketing de consultório. Vida agitada e muitas vezes interrompida por causa de vários problemas de saúde.Quando tinha 10 anos adorava todos os tipos de esportes e praticava vários deles. Possuía uma vida saudável, boa alimentação e bons hábito diariamente. Qual criança que não gosta de praticar esporte e gastar energia?Era assim, quase todos os dias, entre um intervalo e outro dos estudos, saia correndo para alguma atividade esportiva, as que mais gostava e praticava era ginástica olímpica e natação.Tudo caminhava muito bem, até que comecei a sentir dores fortes no joelho esquerdo. Dores que não passaram despercebidas por meus pais que logo me levaram a um especialista.Nunca imaginei que poderia durar tanto tempo um tratamento ortopédico. Meu diagnóstico inicial era de condromalácia patelar refere-se ao joelho que foi estruturalmente danificado, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos, dependendo do tamanho afetado. Porém, eventualmente, mudanças causadas por reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural muito mais difícil de ser tratado.Durante 2 anos foram realizados tratamentos convencionais, sendo que nesse período continuei com as atividades esportivas. Mesmo sabendo de todas atividades que praticava, o médico não me orientou a parar ou fazer apenas atividades de baixo impacto.Depois dessa fase veio a primeira cirurgia, de acordo com o médico uma simples "artroscopia"  é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para examinar tratar lesões no interior de articulações. É realizada com o uso de artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão. Procedimentos de artroscopia podem ser feitos para avaliar ou tratar problemas ortopédicos.Simples! Questiono muito essa palavra nos dias atuais, depois dessa simples artroscopia tive que fazer mais onze cirurgias (entre artroscopia e cirurgias ou as duas técnicas juntas).Faz tempo que desejo contar minha história. São poucas as pessoas que realmente conhece. Meus problemas foram crescendo, as dores aumentando e os tratamentos também. A falta de conhecimento dos meus pais sobre o assunto ajudaram muito para que importantes decisões fossem mal avaliadas (quero deixar claro, que a culpa não foi deles, afinal medicina ortopédica não faz parte da formação de cada um, e a parte deles foi bem realizada, procuraram um especialista conceituado e bem indicado).Depois dessa cirurgia, muita fisioterapia, imobilizações e falta nos treinos, acabei optando por diminuir meu ritmo no esporte, o joelho já não ajudava e as dores estavam cada vez pior.Com mais de 15 anos, nos indicaram outro especialista, durante a consulta, descobrimos que o primeiro médico que me atendeu, orientou, medicou e fez o procedimento cirúrgico, ainda não estava apto a realizá-lo. Esse foi meu primeiro choque de muitos.Passei saber que em Cuiabá existia um exame chamado ressonância magnética, novidade da medicina, que poucas pessoas conheciam mas já era realizado por um centro de diagnóstico. Fiz esse exame depois de muito brigar com meu convênio médico, era um exame de alto custo de dificil cobertura. Depois de um tempo conseguimos, fiquei surpresa em poder ver em imagens nítidas dentro do joelho. O diagnóstico era o mesmo, o novo médico informou que a primeira cirurgia havia sido mal realizada e indicou uma nova.Voltamos a estaca zero, teria que recomeçar.Fizemos novo procedimento, durante dois anos, as dores estavam estabilizadas, continuei a fisioterapia, os estudos, vestibular etc. até que as dores voltaram sem nem uma justificativa. Procuramos o mesmo médico, mesmo diagnóstico, porém desta vez a empresa que meu pai trabalhava, através do recursos humanos, orientou ao meu pai que fosse realizada nova consulta e mais exames com médicos de outras localidades. Foi assim que começou minha busca pelo país para achar um profissional que resolvesse o meu problema...Minha história é muito grande, mas começou aí e faz quase 24 anos, (brinco que não quero fazer bodas de prata para meu problema do joelho), procuro ter paciência e fazer os vários tratamentos e procedimentos indicados. Hoje estudo meus problemas, até porque se multiplicaram, tenho que contar essa história aos poucos, caso contrário vão achar esse blog muito chato e vão perder o interesse em ler as informações.A dica para o começo é que procurem informações concretas sobre seu problema de saúde, antes de fazer qualquer procedimento mais sério, veja a necessidade de mais exames e de outras opiniões. Procure informações verídicas, a internet, por exemplo, pode ser uma boa ferramenta, mas não deve ser a única, existem informações que não são verdadeiras. Boa recuperação e até a próxima parte.












































































12:08:00












































































de Fernanda Braga

condromalacia patelar


Dr. Moises Cohen - Instituto Cohen São Paulo