Comentários importantes: Por Fernanda Braga
Como todos sabem, tenho problemas ortopédicos e a região do joelho no meu caso é o local do meu corpo mais afetada.
Depois da ultima cirurgia em conversa com o meu fisioterapeuta (João Francisco da Clinica Genus Life Center - confira o blog http://www.joaofisioesporte.blogspot.com saiba mais sobre fisioterapia esportiva aqui em Cuiabá), informei a necessidade que tinha de encontrar um tipo de atividade física que não me prejudica-se, então passamos a trabalhar a fisioterapia com um formato um pouco diferenciado, com exercícios físicos e até aeróbicos que não influencia muito na minha saúde. Antes de começar esse novo tipo de atividade ele me sugeriu a mudança do tênis que usava na época e me orientou a fazer o teste da pisada (em Cuiabá ainda não pesquisei se existe - mas vou procurar saber), estava indo para Goiânia e São Paulo na época, disse que faria o teste em um dos lugares.
Olha que história interessante que comprova a excelente reportagem da repórter Renata Capuci:
Não tive tempo de olhar em São Paulo, então fui procurar em Goiânia. Descobri uma coisa importante, as lojas especializadas em tênis até investiram no equipamento a um tempo atrás, mas não tiveram muita procura, na realidade como profissional de comunicação acredito que não souberam trabalhar essa novidade no mercado.
Quando cheguei à maior rede de lojas de Goiás em busca do teste, fui informada que eles faziam mais que não tinham mais a disponibilidade na loja porque não existia procura. Isso aconteceu nas outras também. Percebi a grande falta de visão de mercado. Bastava empresas que possuíram o equipamento ter uma assessoria de marketing que realize um trabalho diretamente com médicos ortopedista, fisioterapeutas, clubes esportivos etc... Existe uma infinidade de possibilidades e que podem ter um custo de implantação baixo.
Mas voltando ao tênis, em todas as lojas os vendedores estavam "treinados"em avaliar a sola do sapato do comprador que procurava pelo teste da pisada, ou seja, pessoas totalmente sem informação "profissional"para esse tipo de função estão realizando "consultas"e vendendo tênis para finalidades esportivas etc., baseado em uma simples sola de sapato (tenho que ser sincera, eu também caí nessa).
Somente hoje com a reportagem esclarecedora do Bom Dia Brasil, percebi que cai no famoso conto do vigário, na realidade ainda posso dar um crédito para o vendedor, ele teve paciência para escutar minha história e saber que a minha finalidade era proteger o joelho de ter mais problemas.
Então, me informou que existiam dois modelos de tênis na loja com o selo de aprovação da Associação de Ortopedista, pedi para ver e constatei que realmente tinha o selo na caixa e quando calcei senti logo a diferença dos outros tênis que já possuí. Resolvi anotar o nome da loja e do vendedor e prometi voltar nem que fosse para dizer que tinha conseguido fazer o teste de pisada e encontrado o produto que queria. Como não obtive sucesso em mais nem uma loja e tinha prometido voltar, optei por comprar o tênis que possuía o selo. A marca desse tênis é Oasics, ele me custou á vista R$ 499,00.
Voltando para Cuiabá e reiniciando a fisioterapia, percebo depois da reportagem de hoje que tive sorte, tem dois meses que estou utilizando o tênis nas atividades, realmente é muito melhor que os outros (quero deixar claro: para o meu caso).
Hoje aprendi mais uma lição relacionada à área da saúde, na realidade só comprovei na prática uma teoria e vou utilizar um ditado bem popular para expressar: - "Cada Macaco no seu galho".
Uso muito esse ditado no meu dia a dia, as pessoas possuem o dom de se meterem em profissões ou atividades que não são totalmente do seu conhecimento.
Sou profissional de comunicação, para me ajudar em relação ao meus problemas de saúde, optei por estudar um pouco sobre meus problemas, me aventurei e descobrir um pouco mais sobre a fantástica área médica e marketing direcionado ao assunto, por esse motivo também, fiz vários vídeos de dicas de saúde em parceria com a Clinica Genus que me dá suporte médico em Cuiabá. São mais de dez vídeos com informações simples direcionadas aos pacientes que aguardam para serem atendidos nas recepções da clinica e fazem a diferença para quem é leigo, com linguagem simples de fácil compreensão sem muitos termos técnicos, com imagens ilustrativas e até diversão.
OBS.Estou aprendendo a lidar com meu blog, mas garanto que quando souber acrescentar esses vídeos ou colocá-los no you tube para fazer um link, começo a postar para que vejam.
Se servir vai mais uma boa lição, aqui vai uma bem pessoal, meu maior ponto franco é justamente a parte de execução de serviços quando dependo da informática, é tudo muito louco nesse setor, todos os minutos surgem programas novos, "N"coisas novas para nos comunicarmos via net, então acredito que até para quem é especialista (conheço um monte) eles também precisam de um tempo para se adaptar aquela novidade, tanto é que para desenvolver um produto tecnológico, em muitos casos leva-se anos, então volto a repetir: - "Cada macaco no seu galho". Respeitem seu corpo e a sua saúde, é a única coisa que realmente podemos provar que são nossos o resto é tudo e muita das vezes nada, porque quando não cuidamos do nosso corpo em geral (com responsabilidade e respeito a nós mesmos) podemos perder a única coisa que realmente possuímos em questões de segundo, por que sem querer ser muito dura.-A morte não bate na nossa porta avisando que vai chegar...
Confiram a matéria da Rede Globo, Vale a pena ver e ver de novo.
Importante: Os endereços patrocinados são links do site.
Realmente essa atenção para o tipo de calçado é muito importante. Sou fisioterapeuta em Uberaba, e muitos pacientes com alterações (algias) em coluna e nos membros inferiores que presencio são causadas por calçados inadequados. Em muitos casos, quando ainda não eram disponíveis os tênis desenvolvidos para cada tipo de pé, palmilhas tinham que ser confeccionadas para tentar corrigir as alterações e reduzir a dor.
ResponderExcluirOs tênis apropriados ajudam e muito o dia a dia dos usuários para realizarem exercícios físicos e até para uso nas atividades de vida diária!
Reuder Prado