quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fibromialgia: Cuide bem das pessoas que possuem o sintoma. Essa doença afeta a maior parte do corpo e causa sérios problemas de saúde.

A dor na Fibromialgia é difusa afetando uma grande parte do corpo. Em certas ocasiões, começa de forma generalizada e em outras em uma área determinada, como o pescoço, ombros, coluna lombar, etc. estendendo-se a partir daí.
O cansaço caracteriza-se por se manter durante quase todo o dia.
O sono não é reparador (repousante) a pessoa acorda cansada.
As pessoas com fibromialgia apresentam com frequência quadros de ansiedade e depressão Assim como enxaqueca, o chamado cólon irritável, boca seca e transtornos na circulação nas mãos e pés.

Principais Sintomas:
  • Fadiga (cansaço);
  • Problema para dormir (sono superficial e não reparador - desperta mais cansado do que quando deitou à noite);
  • Falta de flexibilidade pela manhã;
  • Dor de cabeça (pode ser enxaqueca);
  • Ciclos menstruais doloridos;
  • Formigamento ou falta de sensibilidade nas mãos e pés (dormência dos pés e das mãos);
  • Depressão psíquica;
  • Ansiedade;
  • Dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarréia;
  • Problemas de raciocínio e memória.
  • As causas da fibromialgia ainda não são totalmente conhecidas. A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos. Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida nem se verifica maior prevalência em familiares.

    Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

    Sabe-se ainda, que a diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.
  • Há vários fatores envolvidos na causa da fibromialgia. Fibromialgia tem sido relacionada a:
    • Eventos estressantes ou traumáticos, como acidente de carro;
    • Lesões repetitivas;
    • Certas doenças, como:
      • Artrite reumatóide;
      • Lupus eritematoso sistêmico;
      • Artrite espinal.

    Fibromialgia também pode acontecer por si mesma. Alguns cientistas acreditam que um gene, ou genes, poderiam ter envolvimento sobre a fibromialgia. Os genes poderiam fazer a pessoa reagir fortemente a coisas que outros poderiam não achar doloroso.

 Difícil tratamento. É importante encontrar um médico que seja familiarizado como a fibromialgia e seu tratamento. Reumatologistas, traumatologistas e alguns ortopedistas poderiam tratar a fibromialgia.

O tratamento para a fibromialgia geralmente requer abordagem de equipe, que pode incluir seu médico, um fisioterapeuta e possivelmente outro profissional da saúde. Uma clínica de dor e reumatismo poderia ser um bom lugar para obter tratamento.

Estudos demonstram que devido a suas propriedades medicinais, a semente de uva em cápsulas pode prevenir e auxiliar no tratamento de fibromialgia.

Os antiinflamatórios comumente usados no tratamento de muitos tipos de reumatismos, não surtem um resultado tão eficaz na fibromialgia. Entretanto, modestas doses de aspirina, ibuprofen ou acetaminofen podem promover algum alívio da dor. Estudos mostram que medicações do tipo: narcóticos, tranqüilizantes, ou derivados de esteróides, são ineficazes e devem ser evitadas por causa de seus efeitos colaterais.

Medicações que promovem sono profundo e relaxamento muscular ajudam muitas pessoas com fibromialgia a se sentirem mais descansadas. Essas incluem a amitriptilina, a doxepina, a ciclobenzaprina além de outras medicações inibidoras da recaptação de serotonina.

Apesar destas medicações também serem usadas para tratar diferentes tipos de depressão, elas são prescritas para pessoas com fibromialgia em pequenas doses. No tratamento da fibromialgia, essas medicações são usadas mais com o objetivo de aliviar a dor, relaxar os músculos e melhorar o sono, do que especificamente para aliviar os sintomas de depressão.

Embora muitas pessoas possam melhorar o sono e sentir menos desconforto quando tomam essas medicações, as variações individuais nos resultados podem ser grandes. Além disso, algumas medicações podem gerar efeitos colaterais como sonolência, constipação, boca seca e apetite aumentado. Estes efeitos geralmente não são severos, mas podem causar perturbações e por isso limitar o uso dessas drogas. Converse com seu médico se você tiver dúvidas sobre esse assunto.