quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bandagem Funcional Elástica


Depois que fiz a cirurgia no joelho e tive que utilizar muletas, minhas mãos e o ombro passaram a incomodar um pouco mais. Na fisioterapia, para ajudar a melhorar meu quadro clinico, meu fisioterapeuta (Dr. João) realizou a técnica de bandagem na minha mão esquerda para aliviar as dores. É mais um recurso para a reabilitação que eu ainda não conhecia, mesmo já tendo visto em alguns atletas através da televisão, mas até então sem prestar atenção.
Essa técnica deve ser aplicada por um profissional capacitado (com cursos e tenha prática e utilize os materiais e recursos certos). Fizemos a técnica duas vezes em uma semana e percebi a diferença em mobilidade de uma mão para outra. O resultado foi muito bom e gostaria de informar um pouco sobre essa técnica que vem trazendo resultados positivos em atletas (uma das bases de estudos) e  pacientes também.
De acordo com Dr. Marcelo Rodrigues (Fisioterapeuta) - "É uma técnica que tem o objetivo de ser o mais funcional possível, ou seja, promover um ótimo posicionamento da articulação ou do segmento tratado, sem, no entanto, restringir a articulação, apenas limitando o movimento indesejado ou o sintoma relatado pelo paciente, mantendo mobilidade articular. Permitindo assim um funcionamento mecânico adequado e evitando sobrecarga em estruturas tendinosas, capsulares, ligamentares e musculares. Utilizando a técnica de bandagem proporciona estabilidade com mobilidade seletiva."
Conforme informações do blog (http://joaofisioesporte.blogspot.com/) técnica de Bandagem Funcional Elástica é antiga, desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase há mais de 25 anos no Japão, é utilizada de várias formas e  tem como  objetivo: (segue alguns itens interessantes)
- Proteger as estruturas do agravamento da lesão (tensão/ stress);
- Ajuda movimentação funcional sem muita dor.
- Controlar processos inflamatórios (bandagens compressivas);
- Proteção
- Rápida recuperação;
- Evita perda de função;

Possui Indicações e Contra-indicações:

INDICADO:
- Contusões - Fissura óssea; Lesões de ligamentos;- Lesões tendinosas; - Lesões musculares; - Lesões articulares; - Luxações; - Lesões capsulares; - Fraturas e edemas; - Prevenção da Flacidez ligamentar; - Após retirada de gesso, talas ou aparelhos imobilizadores, para início de reabilitação.

CONTRA-INDICAÇÃO:
- Fraturas completas e recentes; - Lesões não diagnosticadas; - Ruptura completa dos tendões; - Ruptura completa dos ligamentos; - Grandes ferimentos aberto; - Alergia a materiais adesivos; - Problemas circulatórios de retorno; - Alterações sensitivas; - Trauma de alta energia recente;
- Limitação funcional.

Obs. Principal:
Caso tenha  interesse na matéria e meu depoimento, pesquise mais e procure um profissional que tenha realizado o curso (sem  fazer propaganda, aqui em Cuiabá, eu sei que os fisioterapeutas da Clinica Genus realizaram o curso, possuem a técnica e os materiais certos para a utilização dos mesmos).

Pesquisa de texto e depoimento: Fernanda Braga