quarta-feira, 9 de maio de 2012

EXEMPLO E INCENTIVO A VIDA



Acordei com bom dia da Ana Maria Braga, fazia um tempo que não acordava tão tarde. Tinha um compromisso às 09h00min, e gosto de ser pontual. Hoje, porém não consegui desgrudar da televisão. Na abertura do programa ela anunciou a visita do amigo e maestro João Carlos Martins. Já tinha visto a matéria do Caco Barcelos sobre a cirurgia que o maestro foi submetido e o sucesso que tem alcançado. O avanço da medicina estimula.
Vejo televisão de uma forma um pouco diferente do tradicional, geralmente televisão é para diversão e saber um pouco das notícias do mundo. Eu vejo televisão principalmente para aprender. No caso do maestro acompanho sua caminhada há muito tempo, é mais do que referência para mim.
Pessoas que passam por qualquer tipo de problema que influência negativamente em sua vida, necessita de estímulos positivos para recuperar ou diminuir um pouco a dor de ter passado por uma fase difícil.
Geralmente quando perdemos alguém tragicamente, doenças, assaltos e outras situações que ninguém do bem deveria passar, ficam na memória uma dor constante e longa com a sensação que o sofrimento nunca vai acabar ou diminuir.
Através de referência como João Carlos Martins, enxergamos e sentimos o sopro da vida.
Quem não assistiu vale a pena entrar no site do programa, além da grande demonstração de superação, poderá ver explicações mais detalhadas do que é a doença dele.
“A distonia faz com que a pessoa não tenha controle sobre os movimentos e provoca dores muito fortes. No meu caso, uma pessoa que exigiu muito das mãos, aqueles exercícios causaram a LER, lesão por esforço repetitivo, e a distonia piorou o quadro”, (João Carlos Martins).
É importante falar sobre esse assunto, não só pelo exemplo, mas pelas estatísticas, o aumento no número de casos como Ler, Túnel do Carpo, Tendinite e a própria Distonia é assustador. O uso contínuo do computador é o fator que mais influência juntamente com movimentos repetitivos.
Pessoas não são máquinas e Charles Chaplin demonstrou bem isso em Tempos Modernos, já prevendo a ação contínua que pessoas iriam ter quando submetidas ao trabalho repetitivo.
Quero ressaltar que mesmo tendo orientação nem sempre as pessoas param para aplicar, infelizmente sou um exemplo disso, mesmo sabendo que horas seguidas no computador poderiam provocar dor, acabava não percebendo a quantidade de horas na frente da tela e os movimentos contínuos no teclado. Percebi quando veio a dor e mesmo assim no início não associei a esse fator, somente quando procurei ajuda médica percebi o grande problema que tinha para enfrentar pela frente. Tenho duas cirurgias de Túnel do Carpo na mesma mão e estou aguardando para realizar a cirurgia da outra que tem esse mesmo tipo de lesão.

Esse é mais um alerta, a dor é forte, constante, seguida de formigamentos e perda de função. Peça orientação a profissionais de como evitar os sintomas, faça atividade principalmente com as mãos em intervalos de 30 minutos para que possam continuar as atividades do dia a dia sem sintomas de dor.