Para muitos médicos conceituar recursos humanos (RH) ou gerenciar seu consultório ainda é novidade, devido ao foco que esse profissional exerce durante sua qualificação técnica.
Como o mundo dá muitas voltas, atualmente para exercer qualquer profissão é necessário complementações de algumas disciplinas que nem sempre fazem parte da profissão desejada, mas passaram a ter frequência dentro dessa “qualificação". Disciplinas como administração, psicologia, marketing entre outras, atualmente complementam várias profissões.
O profissional da saúde pouco vê sobre essas disciplinas complementares enquanto realiza sua formação técnica e acaba deixando de compreender itens como: Relacionamento com convênio, aumentos de custos de práticas médicas, redução de honorários médicos, suporte aos colaboradores, gestão de RH, tecnologia, administração... E principalmente como lidar e atender seus clientes.
Essa lista de itens é quase infinita, um bom profissional deve estar atualizado para que sua atuação seja crescente na profissão, deve ter em mente que o mundo gira um pouco mais do que as técnicas médicas e que além da sua especialização terá que selecionar e formar uma equipe de trabalho consciente de seu papel, treinada, motivada para o crescimento de toda equipe e o sucesso do profissional médico que representa.
Qualificar e educar são duas palavras base, direcionada principalmente aos iniciantes que se aventuram em entender Gestão de Saúde. Como consultora encontro muitos profissionais querendo abraçar toda responsabilidade de seu consultório ou clinica para si. As consequências disso todos deveriam saber, esse profissional nunca vai conseguir aprimoramento em todos os setores, sempre terá que apagar incêndios em alguma parte e consequentemente deixará de exercer sua principal função que é o atendimento médico ao paciente.
Qualidade constante e em todos os setores da empresa é característica de boa gestão embasada no suporte de equipe, para que o médico possa atuar em atividades mais nobres e que são fundamentais para execução de todos os itens relacionados no primeiro parágrafo.
De uma forma simples e direta optei por abordar a pedido de um novo amigo Dr. Alberto Pires com o tema sobre Gestão em Saúde, para que possam ter noção de como começar ou complementar as ações que já são realizadas no consultório. O médico deve desempenhar seu papel, mas concordo com todos os grandes nomes do marketing mundial que ele também deve entender um pouco para ser um bom gestor em saúde e saber direcionar e liderar uma equipe, motivada, selecionada, equilibrada, satisfeita com os resultados... Como
'prêmio" no final de cada dia esses profissional terá clientes satisfeitos gerando mais clientes satisfeitos, renda e reconhecimento profissional no final do mês para todos.
O LIDER = MÉDICO
´ Por sua formação técnica o médico se preocupa mais em lidar com a doença do que com o paciente. (ERRADO);
ü O paciente deve vir em primeiro plano, seu bem estar é fundamental, o profissional deve primeiramente desenvolver a habilidade de conquistar a confiança. (CERTO)
´ Médico = Especialidade escolhida durante formação. (ERRADO);
ü Médico = Líder. Seu papel consiste em ser o gestor do negócio (empresário) e especialista na sua área. A partir do momento que esse profissional coloca seu nome em uma placa na porta de um consultório, passar a ter um “empreendimento“ para administrar. Ou seja, passa a exercer mais uma função além da sua opção de carreira. Para não cair no erro da má gestão a opção mais acertada é procurar ajuda profissional em gestão de saúde e formação de equipe, desta forma esse profissional orientará quais serão os primeiros passos a seguir. (CERTO)
OBS. Os melhores líderes são os que sabem dividir responsabilidades.
´ O profissional da saúde não ter um estilo de liderança. (ERRADO);
ü Médico = Líder. Defina seu estilo antes mesmo de formar uma equipe. (CERTO)
ESTILO DE LIDERANÇA
AUTOCRÁTICO
CARACTERÍSTICAS
´ O médico não compartilha com a equipe os objetivos do consultório;
´ Sempre utiliza pronomes no singular (EU FAÇO), nunca no plural (NÓS FAZEMOS);
´ Colaboradores são sem importância e nunca dão resultado no trabalho;
´ É com certa frequência centralizador, dominador, auto-suficiente e controlador;
´ Acredita fielmente que é ele que sabe de tudo.
CONSEQUÊNCIA
´ Todos os efeitos negativos que a centralização permite.
´ Colaboradores sem estímulo e resultados, que obedecem cegamente os direcionamentos desse “líder”;
´ Desgaste na relação e troca contínua de equipe, gerando despesas e falta de tempo para treinamento e aperfeiçoamento;
´ Sobrecarga de funções no líder, que deveria ter como foco atendimento em consultas aos “CLIENTES”.
ESTILO DE LIDERANÇA
AUSENTE
CARACTERÍSTICAS
´ Sente-se desconfortável quando é obrigado a mudar ou fizer algo.
´ Profissional que não enfrenta os problemas, sempre adia as resoluções dos mesmos e procura transferir responsabilidade a quem não é habilitado para tarefa;
´ Procura situações inalteradas no consultório, nada do que ele propôs pode ser modificado;
´ Usa de desculpas para justificar a falta de ação;
CONSEQUÊNCIA
´ O que pode ser resolvido de imediato é sempre protelado, tornando-se um problema maior;
´ A equipe acredita que não terá evolução nessa empresa, principalmente de cargo e salário;
´ Colaboradores fazem o que querem e de forma descomprometida;
´ Influência negativamente na qualidade dos serviços prestados;
´ Profissional e equipe ociosos (o cliente percebe essas características com mais frequência do que se imagina, acaba se afastando e deixando de indicar o consultório).
ESTILO DE LIDERANÇA
BAJULADOR
CARACTERÍSTICAS
´ Existe sempre um elogio, geralmente exagerado e repetitivo pronto para qualquer pessoa por parte do profissional. É errôneo acreditar que com elogios vai conseguir sempre o que quer da equipe;
´ Mesmo com elogios, esse profissional possui geralmente um vocabulário severo, sem palavras educadas e agradáveis;
CONSEQUÊNCIA
´ Esse estilo de profissional passa a não ter credibilidade, principalmente para funcionários;
´ A equipe não sente segurança no líder;
´ Qualidade de serviço é negativa;
´ Líder sobrecarregado, com uma quantidade grande de atividades que não são importantes;
´ Equipe ociosa sem ter o que fazer e quem proporcionar informação.
ESTILO DE LIDERANÇA
DEMOCRÁTICO
CARACTERÍSTICAS
ü Os funcionários recebem orientações do profissional de forma honesta, aberta e sensata;
ü As tarefas são explicadas e solicitadas a serem realizada de forma coerente e bem distribuída;
ü Durante a execução, pessoa qualificada e orientada pelo líder supervisiona o andamento da ação;
ü Procura entender o papel de cada colaborador;
ü O líder delega responsabilidades, aponta caminhos, comunica os objetivos e envolve as pessoas na tomada de decisão.
CONSEQUÊNCIA
ü Líder compreensivo, aberto a sugestões, disposto a auxiliar a equipe e colher bons resultados todos juntos;
ü Equipe motivada;
ü Liderança torna-se adequada no consultório e os pacientes percebem as ações como positivas;
ü Colaboradores integrados ao trabalho, maior comprometimento com suas responsabilidades;
ü Conquista a confiança da equipe;
ü As atividades realmente importantes ficam na responsabilidade do Líder, facilitando seu desempenho no consultório.
OBS. Essa itens podem parecer bobos, mas as consequência de não observá-los podem ser graves. Após ler cada item procure verificar qual seu estilo. Seja leal consigo mesmo, somente assim poderá mudar, acrescentar/adaptar de forma correta e sensata tudo que é necessário para seu consultório ser referência local ou nacional (vai do objetivo de cada um).
“O médico que não se atualiza sobre a realidade e nem entende
como se promover está fadado a não ascender na carreira,
já que, a cada dia, aumenta a relação de médico por habitante.”
Leonardo Rocha-Carneiro
Diretor da empresa Junior UFG
Caracteristicas importantes no profissional de saúde :
ü Liderança
ü Autossuperação
ü Respeito a seus pares e pacientes
ü Bom humor
ü Autoestima
ü Boa forma física (marketing pessoal)
ü Busca de melhores resultados
ü Possui disciplina e ética
üPossui boa coordenação
ü Espírito de grupo
ü Rapidez na tomada de decisão
ü É comunicativo e positivo
ü Monitora com eficiência a equipe. (O olho do dono e que engorda o gado)
ü Conscientizar que tudo que o cliente vê vale mais do que é dito
ü Cuida de sua saúde física e espiritual para ser exemplo para toda equipe
ü Cuidado com a saúde financeira do negócio
ü É exemplo antes de tudo
ü É sempre transparente
ü Trabalha com networking
ü Sabe que o cliente está em primeiro lugar. Procura ter contatos sólidos.
Pesquisadores orientam a garantir um estilo democrático, adequado para líderes que visam alto desempenho e um maior comprometimento da equipe com características positivas e um estilo específico. Como tempo dos profissionais de saúde passou a ser fragmentado com atribuições muito distintas do seu campo de atividade, muitos profissionais ainda estão perdidos em relação à gestão e planejamento do seu negócio.
Para a matéria não ficar muito grande, irei colocar aos poucos mais itens, caso tenha urgência procure informações sobre os seguintes tópicos;
GESTÃO EM SAÚDE
ü Primeiros contatos para planejamento em saúde;
ü Como relacionar prioridades;
ü Conhecimento de pontos fracos e fortes do seu empreendimento e da concorrência – Pesquisa de mercado para a elaboração do plano de negócio;
ü Atualização na especialidade médica (observe a segmentação);
ü Estabelecimento de cronogramas;
ü Como montar uma equipe eficiente;
ü Qualificação e treinamento de equipe;
ü Tomada de decisão em saúde;
ü Fundamentos legais e administrativos do sistema de saúde brasileiro;
üFinanciamento da saúde/ fluxo de caixa, controle financeiro e orçamento (ferramentas essenciais para finanças);
ü Administração de planos de saúde
ü Cadeia produtiva da saúde;
ü Modelos de regulação econômicas e sistema de saúde;
ü Inovação tecnológica;
ü Código de ética e orientações jurídicas;
ü Marketing em Saúde (ferramenta fundamental para toda gestão);
ü Fluxo de pacientes;
ü Fidelização;
ü ETC.
üDicas de Leitura.
Gestão dos serviços em saúde - Eduardo Santiago Spiler e outros autores. Editora FGV
Marketing Médico: Criando valor para o paciente
Renato Gregório, Editora DOC
Matéria e pesquisa: Fernanda Braga
Fonte de informação:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição
GREGÓRIO, Renato; Marketing Médico: Criando valor para o paciente. DOC, 2009, 1a edição.
Revista Doc. Manager
Revista Doc Gestão em Saúde.
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