A conceituada revista de ortopedia RBO acaba de publicar um estudo cientifico de professores e alunos de Fisioterapia da Universidade de Uberaba - UNIUBE - Essa publicação relata a análise da utilização do laser de baixa potência, no reparo ósseo de fraturas de tíbias. Estudos realizados em ratos com resultados promissores ao tratamento de fraturas ósseas.
"Uma fratura pode ser causada por doenças, traumas ou procedimentos cirúrgicos, por mecanismos diretos ou indiretos. Nos diretos, o osso é atingido ou atinge um objeto ou superfície dura, produzindo uma fratura no mesmo local onde ocorreu o trauma. Já nos mecanismos indiretos, ocorre uma força de torção ou angulação, resultando em fratura no lugar onde acumulam as tensões ou onde o osso estiver mais frágil1." (1. Gabriel MRS. Fisioterapia em traumatologia, ortopedia e reumatologia. Rio de Janeiro: Revinter; 2001.)
A matéria descreve na integra todo o processo que o grupo utilizou para chegar em conclusões que podem ajudar pacientes ortopédicos como eu e pode ser lida na integra no endereço: http://www.rbo.org.br/Desktopdefault.aspx?tabid=132&ItemID=2191&edicaoid=7
Como escrevo minha opinião em tudo, desta vez tenho que ser um pouco mais ousada, um dos pesquisadores desse projeto é meu primo, fisioterapeuta que está concluindo mestrado com essa tese e ao mesmo tempo estudando medicina. Seria ser prima coruja se disser que ele é bom no que faz e muito esforçado?
Parabéns e obrigada ao grupo pelo sucesso da pesquisa, pelas publicações que estão surgindo, pelo resultado que espero ser utilizado rapidamente em pacientes que necessitam e tudo que possa ser melhorado partindo dessa experiência.
Leiam a matéria na integra, acredito ser importante para leigos e profissionais da área.
Por: Fer Braga
Matéria interessantíssima Fer!
ResponderExcluirtemos que divulgá-la!
Beijosss
kamis